Blog JML - A ESTABILIDADE CONTRA A CRISE DO CORONAVÍRUS, ESCREVE WESLEY VAZ - Blog JML - Cursos, Capacitação e Aperfeiçoamento, Seminários, Eventos e Consultoria em Licitação - Excelência em Soluções Jurídicas
A ESTABILIDADE CONTRA A CRISE DO CORONAVÍRUS, ESCREVE WESLEY VAZ ... 25 de Maio de 2020
Por: Wesley Vaz.
Categorias: COVID-19.
COMPARTILHE:

Uma frase ficou famosa durante a crise: “Há meses que valem como décadas”. De fato, as sociedades mudam rapidamente quando estão diante de guerras, desastres naturais e pandemias. Nesses períodos, os valores se modificam, novas tecnologias surgem e os sobreviventes evoluem. A única certeza é o que o mundo vai mudar.

Mas e durante a crise? Será que o Brasil consegue mudar para melhor?
Para vencer a covid-19, a humanidade tem reconhecido a sua ignorância e agido rápido para produzir conhecimento. Quem está bem informado reconhece que o problema com o qual estamos lidando está distante de ser bem conhecido, o que aumenta a incerteza sobre o que fazer. E quem não estiver confuso e inseguro, não está bem informado.

O artigo “A perigosa ilusão que governos sabem como lutar contra o Coronavirus” defende que, na verdade, ninguém sabe ao certo como lidar com a crise, incluindo os governos. Mas cabe ao poder público propor e executar estratégias de impacto na vida de todos, mesmo um com alto nível de incerteza. Tarefa árdua, de alto risco, que demanda competência e o maior conjunto possível de informações confiáveis.

Desde a declaração da pandemia até agora, a evolução do conhecimento sobre o vírus, as formas de combatê-lo e as tecnologias de suporte à prevenção, tratamento e cura foi surpreendente. Somente essa semana foram publicados resultados promissores de testes em macacos de uma vacina baseada em RNA desenvolvida por pesquisadores de Oxford, pesquisas para tentar identificar fatores genéticos que podem tornar uma pessoa mais ou menos suscetível a desenvolver covid-19 e um protocolo de distanciamento controlado e de abertura da economia, com base em riscos, publicado pelo governo do RS.

O que todos os casos têm em comum? O fato de serem parte de um processo de aprendizado, contínuo e coletivo. Além disso, a tecnologia foi utilizada como aceleradora da obtenção de conhecimento e solucionadora dos problemas, quando bem entendidos. A propósito, todas essas iniciativas seriam inviáveis há um mês atrás.

O teste e a validação de milhares de hipóteses mundo afora são responsáveis por boas notícias cada vez mais frequentes. Mas a construção do conhecimento científico demanda um ambiente propício e tempo com passos e métodos científicos bem conhecidos da humanidade, e que nos trouxe até aqui. A solução não aparece por alquimia ou mágica, pelo menos desde o Renascimento.

Defender vorazmente soluções milagrosas e imediatas para a saúde e para a economia, por mais honestas que sejam as crenças de quem fala, atrapalha o ambiente de [auto]conhecimento que todos temos que ajudar a construir. Produzir informações e testar hipóteses para resolver um problema complexo e multidimensional como a covid-19 exige valorizar os incentivos corretos para salvar vidas e empregos, além de foco, concentração e silêncio.

Em um mês, teremos mais clareza sobre a doença, sobre os seus impactos econômicos, sobre as estratégias certas e erradas. E em três meses, teremos mais ainda. É fundamental que os governos possam aprender com o que está ocorrendo nesse período e agir com o maior nível de conhecimento possível, coerente com o que se sabe agora, e não no passado.

Não é razoável esperar que se conheça tudo e se acerte sempre. Mas é difícil admitir que, por quaisquer razões, o máximo do conhecimento existente no mundo não seja considerado na elaboração e na execução de estratégias locais e nacionais de enfrentamento à covid-19.

Reconhecer a ignorância é o primeiro passo para vencê-la. Passar por essa fase exigirá foco e ações arriscadas e cheias de dúvidas, que serão tão efetivas quanto o ambiente e as pessoas estiverem estáveis, institucional e mentalmente.

COMPARTILHE:
!
A opinião emitida nos textos é de total responsabilidade de seus autores e não corresponde, necessariamente, aos entendimentos do Grupo JML.
NOVA LEI DE LICITAÇÕES // 15 de Janeiro de 2021
ENSAIOS SOBRE O PROJETO DE LEI NO. 1.292/1995: UM OLHAR SOBRE AS INOVAÇÕES QUE SERÃO TRAZIDAS PELA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS
Por: Luiz Cláudio de Azevedo Chaves.
leia mais
NOVA LEI DE LICITAÇÕES // 13 de Janeiro de 2021
NOVA LEI DE LICITAÇÕES E O JULGAMENTO DO CERTAME: A QUEM CABE?
Por: Julieta Mendes Lopes Vareschini.
leia mais
COVID-19 // 12 de Janeiro de 2021
MEDIDA PROVISÓRIA 1.026: PLANO NACIONAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Por: Lincoln Proença.
leia mais
Contratação Direta // 07 de Janeiro de 2021
COMENTÁRIOS AO ARTIGO 89 DA LEI Nº 8.666/1993: CONTRATAÇÃO DIRETA FORA DAS HIPÓTESES LEGAIS PREVISTAS
Por: Sidney Bittencourt.
leia mais
Registro de Preços // 05 de Janeiro de 2021
A INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS (IRP) NAS LICITAÇÕES DE REGISTRO DE PREÇOS
Por: Sidney Bittencourt.
leia mais
NOVA LEI DE LICITAÇÕES // 05 de Janeiro de 2021
ENSAIOS SOBRE O PROJETO DE LEI NO. 4.253/2020: CONTRATOS: CONVOCAÇÃO PARA EXECUÇÃO E CONVOCAÇÃO DE REMANESCENTES NA ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO
Por: Luiz Cláudio de Azevedo Chaves.
leia mais
NOVA LEI DE LICITAÇÕES // 18 de Dezembro de 2020
ENSAIOS SOBRE O PROJETO DE LEI NO. 4.253/2020: UM OLHAR SOBRE AS INOVAÇÕES QUE SERÃO TRAZIDAS PELA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS
Por: Luiz Cláudio de Azevedo Chaves.
leia mais
NOVA LEI DE LICITAÇÕES // 16 de Dezembro de 2020
A DISPENSA DE LICITAÇÃO EM RAZÃO DO VALOR NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES
Por: Julieta Mendes Lopes Vareschini.
leia mais
NOVA LEI DE LICITAÇÕES // 11 de Dezembro de 2020
NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS É APROVADA NO SENADO!
Por: Julieta Mendes Lopes Vareschini.
leia mais
Licitação // 08 de Dezembro de 2020
PARTICIPAÇÃO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS EM LICITAÇÕES PÚBLICAS NACIONAIS: A ILEGALIDADE DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10/2020
Por: Sidney Bittencourt.
leia mais
Empresa Estatal // 23 de Novembro de 2020
LEI 13.303. EMPRESAS ESTATAIS. INDICAÇÃO PRÉVIA ÀS CONTRATAÇÕES DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS PARA O SUPORTE DAS DESPESAS. NECESSIDADE OU NÃO?
Por: Ana Carolina Coura Vicente Machado.
leia mais
Pregão Eletrônico // 18 de Novembro de 2020
JURISPRUDÊNCIA COMENTADA – PREGÃO ELETRÔNICO – MODOS DE DISPUTA – EXAME DE INEXEQUIBILIDADE
Por: Luiz Cláudio de Azevedo Chaves.
leia mais
Pregão Eletrônico // 18 de Novembro de 2020
PREGÃO ELETRÔNICO E OS MODOS DE DISPUTA
Por: Julieta Mendes Lopes Vareschini.
leia mais
Reajuste/Repactuação/Revisão // 16 de Novembro de 2020
JURISPRUDÊNCIA COMENTADA – DATAS-BASE PARA FLUÊNCIA DO REAJUSTE: DUAS POSSIBILIDADES EXCLUDENTES ENTRE SI
Por: Luiz Cláudio de Azevedo Chaves.
leia mais
Licitação // 16 de Novembro de 2020
JURISPRUDÊNCIA COMENTADA – ATESTADOS OPERACIONAL – REGISTRO NO CREA
Por: Luiz Cláudio de Azevedo Chaves.
leia mais
Publicidade // 14 de Novembro de 2020
XXI CONGRESSO PARANAENSE DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Por: Grupo JML.
leia mais
Proposta // 12 de Novembro de 2020
O DECRETO FEDERAL 10.024/2019 E O SIGILO DAS PROPOSTAS
Por: Diego Ávila.
leia mais
Pregão Eletrônico // 09 de Novembro de 2020
PREGÃO ELETRÔNICO. ADOÇÃO DE SISTEMAS ADAPTADOS AO DECRETO 10.024/19.
Por: Julieta Mendes Lopes Vareschini.
leia mais
Newsletter
Mendes e Lopes Pesquisa, Treinamento e Eventos Ltda.
CNPJ: 07.777.721/0001-51
Rua Mandaguaçu, 534 – Sobre Loja – Bairro
Emiliano Perneta - 83324-430 - Pinhais – PR.
Central de Relacionamento JML:
41 3595.9999
Orientações JML: 41 3595.9997
WhatsApp: 41 9 9622.6851
Utilizamos cookies (e/ou tecnologia de rastreamento de dados) para saber como você interage com nosso Portal (Sites de serviços online, Hotsites e Landing Pages). Usamos esta informação para melhorar sua experiência e para metrificar visitantes. Para entender mais sobre o que utilizamos, veja nossas Políticas de Privacidade de Dados: Política de Privacidade e Política de Cookies.
ACEITAR